JOGOS E BRINCADEIRAS NA AÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946

Selíria Maria Canestri INÁCIO, Gleicione Aparecida Dias Bagne de SOUZA

Resumo


O objetivo deste estudo é fundamentar a discussão da ação psicopedagógica por meio de jogos e brincadeiras, promovendo a compreensão por meio de concepções específicas da ação lúdica da criança e as possibilidades da ação psicopedagógica. A criança se comunica de fato a partir do momento em que concilia o desenvolvimento da linguagem falada como o processo cognitivo. É quando ela sabe o significado das palavras que ouve e expressa, passando a formar conceitos como:eu, o outro e o meio; certo-errado; perto-longe; gordo-magro e outros. As atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organizar-se de forma prazerosa, proporcionado-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos. O processo de aprender o mundo se da pela curiosidade que impulsiona a pessoa para a descoberta e repetidas explorações. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.


Palavras-chave


Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Ludicidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2946

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362