O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DA AFETIVIDADE
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948

Rachel Moreira Ramos ELISIÁRIO, Gleicione Aparecida Dias Bagne de SOUZA

Resumo


Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção daqueles que têm em suas mãos a responsabilidade social da Educação, para o fato de que precisamos rever nossas posturas diante da fase inicial da vida escolar. Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, através de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas e motoras.  O docente deve se comprometer com o processo ensino-aprendizagem possibilitando à criança, através de sua mediação e afetividade, desenvolver sua singularidade, conhecer a si mesma e ao mundo a seu redor, de uma maneira autônoma, crítica e consciente. É importante salientar que a relação interpessoal professor – aluno é fator determinante neste processo que é aberto e permanente. O papel da afetividade nesse processo é um elemento importante para aumentar a sua eficácia, pois esses fatores são concretos, históricos e trazem a bagagem que o meio lhes ofereceu. Essa teoria auxilia no planejamento do ensino levando em conta as características individuais, o contexto e as atividades propostas.


Palavras-chave


Papel do professor. Afetividade. Processo Ensino-aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2948

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362