PERCEPÇÃO DE SOLOS: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AM
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001

Wilian Nascimento BARROS, Selma Ferreira VIANA, Milton Cesar Costa CAMPOS, Jose Mauricio CUNHA, Uilson FRANCISCON, Bruno Campos MANTOVANELLI, Marcelo Dayron Rodrigues SOARES

Resumo


O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no ensino fundamental. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em uma escola em Humaitá, AM. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Jardim de Infância São Francisco, Humaitá-AM. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental no ano de 2013, totalizando 60 alunos, separados em grupos de dez para viabilizar as atividades. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. As oficinas teóricas e práticas foram as seguintes: infiltração e retenção da água no solo; porosidade do solo; consistência do solo; coleção de cores de solos; composição do solo e suas diferentes texturas e erosão do solo. Os estudantes foram conduzidos ao estudo do solo podendo operar os seus sentidos (tato, visão, olfato) visando ao uso do raciocínio. Verificou-se interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.


Palavras-chave


Práticas escolares, conscientização, preservação ambiental

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3001

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362