ERRO ORTOGRÁFICO: fator sócio-cultural, prática inadequada ou interferência da oralidade na escrita?
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se os alunos da 5ª série do ensino fundamental, de escola pública, apresentam dificuldades na escrita e investigar se os sons das palavras colaboram com a ocorrência de erros ortográficos. Ao se escolher esse tema, propicia-se uma reflexão sobre um problema que está presente na vida da maioria dos alunos e até mesmo na de muitas pessoas de diferentes raças, regiões e classe social. Este problema é o “erro ortográfico”, que na verdade provém de diversas razões, as quais serão relatadas nessa pesquisa. Como suporte para o desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por utilizar a produção textual, especificamente uma carta, a partir das quais se observou que os erros encontrados provêm da oralidade ou são decorrentes da própria escrita. Espera-se, com este estudo, contribuir de forma significativa para que o educador em sua prática de ensino, tenha consciência de que as atividades mecânicas e repetitivas não gera bom rendimento no processo de ensino ortográfico na escola, e sim apenas uma memorização ineficaz.
Palavras-chave
Leitura; escrita; erro; correção.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.3111
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362