DIAGNÓSTICO MERCADOLÓGICO: um estudo em uma vinícola nos Vales da Uva Goethe – Santa Catarina
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3132

Michele Domingos SCHNEIDER, Julio César ZILLI, Adriana Carvalho Pinto VIEIRA

Resumo


Em um cenário cada vez mais competitivo, as organizações necessitam desenvolver estratégias mercadológicas diferenciadas ao encontro de seu público alvo. Neste sentido, o estudo tem por objetivo apresentar os procedimentos para a elaboração de um diagnóstico mercadológico em uma vinícola localizada na região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva e bibliográfica, utilizando-se do método de investigação dedutivo, com abordagem qualitativa. Quanto às estratégias de pesquisa, fez-se uso da pesquisa documental e um estudo de caso, por meio da técnica de observação não participante e entrevista em profundidade. Observaram-se forças que devem ser destacadas junto aos clientes e algumas fragilidades que precisam ser trabalhadas para fortalecer o posicionamento da vinícola no mercado e ampliar sua atuação e participação. Após a identificação dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades foram realizadas análises desses pontos com a utilização da matriz SWOT. Os dados apontam para a necessidade de atenção para o composto mercadológico promoção.


Palavras-chave


Planejamento de Marketing; Diagnóstico; SWOT.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3132

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362