CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS A VÍTIMAS DE BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3231

Andra Aparecida Dionízio BARBOSA, Marianne Silva SOARES, Janeide Mendes PEREIRA

Resumo


Introdução: O bullying é um tipo de violência que se caracteriza como um obstáculo ameaçador, no qual os jovens são excluídos, discriminados, agredidos e até machucados por outros. É um problema encontrado em todo o mundo. Objetivo: identificar, com base na literatura, as características associadas à vítima de bullying nas escolas brasileiras. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores “Adolescência” e “Bullying”. Foram utilizados os filtros: texto completo, em língua portuguesa, últimos seis anos (2010-2015). Resultados: Este estudo apontou diversas características associadas à vítima de bullying nas escolas brasileiras e, portanto sintetizaram-se as seguintes categorias temáticas: Baixa autoestima, Fragilidade em relação ao agressor, Sexo feminino: mais vulnerável, Alunos de séries iniciais, Membro de família monoparental, Sem apoio, reagem violentamente, Associação positiva ao consumo de drogas e Apresentam sintomas emocionais. Conclusão: O bullying é uma violência à saúde mental das vítimas. Portanto faz-se necessário o incentivo a pesquisas nesta área, pois o conhecimento pode estabelecer uma visão mais ampla e mais próxima da realidade.

Palavras-chave: Bullying; Violência; Adolescente; Adulto Jovem; Vítimas de Crime.


Palavras-chave


Bullying; Violência; Adolescente; Adulto Jovem; Vítimas de Crime.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3231

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362