IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTOS EM PREFEITURAS: o que dizem os contadores sobre as dificuldades e contribuições?
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3354
Resumo
O estudo teve por objetivo identificar a percepção dos contadores de municípios catarinenses sobre as dificuldades e contribuições decorrentes da implantação do Sistema de Informação de Custos do Setor Público em prefeituras. A pesquisa é descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem quantitativa. A população compreendeu os contadores das prefeituras dos 295 municípios do Estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados, um questionário, foi estruturado com base no trabalho de Lovato (2015). Obteve-se o retorno de 42 profissionais, representando 14,23% da população. Mesmo observando evidências de que há uma predisposição dos contadores em buscar atualização na área e que, dado o tempo de atuação destes profissionais na contabilidade pública, possuem experiência para atuarem nas prefeituras catarinenses, a implantação ainda não é uma realidade nos municípios investigados. Em termos de dificuldades na implantação, o item com destaque foi a quantidade de integrantes da equipe técnica. Quanto às contribuições, a ênfase foi dada para a criação de medidas, comparações e padrões de grande utilidade para a elaboração do PPA, LDO e LOA.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3354
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362