REFLEXÕES ACERCA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM REDES DE COOPERAÇÃO
Resumo
O assunto sobre redes de cooperação tem se tornado cada vez mais abordado nos estudos organizacionais em busca de maior vantagem competitiva. O mesmo ocorre com a abordagem da comunicação como ferramenta de gestão nas organizações. Neste sentido, o presente ensaio teórico tem como objetivo estudar a relação existente entre comunicação organizacional, estratégias de redes e redes de cooperação. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica abordando cada um desses tópicos. Com base na pesquisa realizada, evidenciou-se que os temas estão diretamente relacionados, uma vez que, é por meio da comunicação organizacional que ocorre a interação entre os participantes de uma rede de cooperação, bem como a disseminação dos objetivos em comum. A temática abordada mostra-se relevante devido a escassez de estudos que relacionem a comunicação organizacional com as redes de cooperação, bem como a comunicação como ferramenta estratégica para formação de redes.
Palavras-chave
Comunicação Organizacional; Estratégia de redes; Redes de cooperação; Vantagem competitiva; Comunicação em redes de cooperação.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.3423
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362