REFLEXÕES ACERCA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM REDES DE COOPERAÇÃO

Fernanda Breda, Elizabete Casagrande Lazarotto, Cassiana Maris Lima Cruz, Ana Claudia Machado Padilha, Lidiane Zambenedetti

Resumo


O assunto sobre redes de cooperação tem se tornado cada vez mais abordado nos estudos organizacionais em busca de maior vantagem competitiva. O mesmo ocorre com a abordagem da comunicação como ferramenta de gestão nas organizações. Neste sentido, o presente ensaio teórico tem como objetivo estudar a relação existente entre comunicação organizacional, estratégias de redes e redes de cooperação. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica  abordando cada um desses tópicos. Com base na pesquisa realizada, evidenciou-se que os temas estão diretamente relacionados, uma vez que, é por meio da comunicação organizacional que ocorre a interação entre os participantes de uma rede de cooperação, bem como a disseminação dos objetivos em comum. A temática abordada mostra-se relevante devido a escassez de estudos que relacionem a comunicação organizacional com as redes de cooperação, bem como a comunicação como ferramenta estratégica para formação de redes.

Palavras-chave


Comunicação Organizacional; Estratégia de redes; Redes de cooperação; Vantagem competitiva; Comunicação em redes de cooperação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.3423

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Harvester Ibict Pkp

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

EBSCO Funadesp

Resultado de imagem para crossref

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362