CUIDADO INTEGRAL NA FORMAÇÃO MÉDICA: percursos e desafios
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725

Adriana Aparecida de Oliveira Godoi CIRINO, Magali Aparecida Alves de MORAES, Elza de Fátima Ribeiro HIGA

Resumo


O objetivo desse estudo foi analisar as concepções e percepções dos estudantes de medicina, sobre cuidar de si integralmente. Trata-se de um estudo qualitativo, não experimental, transversal, exploratório, descritivo e de campo. O cenário da pesquisa foi uma faculdade de medicina do interior do estado de São Paulo que utiliza a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização como estratégia para o ensino com participação ativa do estudante. Os dados coletados através de vinte e cinco entrevistas semiestruturadas foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, modalidade temática. Os resultados apontam que os estudantes percebem que necessitam estar mais atentos aos aspectos como: escassez de sono, excesso de estudo, automedicação e alimentação inadequada. Compreendem o cuidado integral como inerente a formação, porém as concepções e a percepção de suas práticas nem sempre estão em harmonia. Considera-se que a melhoria dos serviços sob a óptica da integralidade passa necessariamente pelo cuidado integral do estudante de medicina ao longo da sua formação.


Palavras-chave


Educação Médica; Assistência Integral à Saúde; Estudantes de Medicina

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.3725

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362