A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ESTRATÉGIAS LÚDICO-EDUCATIVAS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756

Larrissa Araújo SANTOS, Ericka Araújo SANTOS, Edevaldo SILVA, Danniely Alves BENÍCIO

Resumo


Para minimizar a problemática ambiental pode-se utilizar a Educação Ambiental como alternativa para sensibilizar os cidadãos. Nesse cenário, a escola é fundamental na inserção da Educação Ambiental como base para sensibilização ambiental. Essa pesquisa objetivou inserir a Educação Ambiental, particularmente sobre a gestão dos resíduos sólidos e recursos hídricos em escola pública, por meio de uma proposta didática lúdica em escola do município de Campina Grande, Paraíba. Participaram da pesquisa 71 alunos do Ensino Médio. O estudo teve três momentos distintos: aplicação de questionário antes da abordagem didática; atividades lúdicas e a prática de três jogos didáticos sobre resíduos sólidos e recursos hídricos e; reaplicação de questionário. Antes das atividades os alunos tinham o pouco conhecimento sobre os temas abordados. Entretanto, após as abordagens lúdicas houve melhora significativa nos conhecimentos deles, tais como na capacidade de conceituar o que é Educação Ambiental (33,8% para 70,4%), sobre os 4Rs (39,4% para 63,4%), como separar do “lixo” nos coletores de (29,6% para 87,3%) e sobre o “lixo” orgânico (21,1% para 50,7%). Assim a ludicidade por meio de jogos é eficiente como estratégia didática para a inserção de temas relacionados à Educação Ambiental, sendo uma alternativa metodológicas relevante na educação dos alunos para se tornarem cidadãos conscientes, solidários e preocupados em minimizar os problemas causados ao meio ambiente.


Palavras-chave


Atividades lúdicas. Resíduos Sólidos. Recursos Hídricos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3756

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

 Resultado de imagem para periodicos capes   Latindex    Harvester    Ibict      Pkp

 

 

Sumarios   DOAJ   LivRe   Dialnet

 

EBSCO   Funadesp 

 

Resultado de imagem para crossref

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362