AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: ASPECTOS SOCIAIS E PEDAGÓGICOS DO JOGO NA ESCOLA

Carlos Roberto Rodrigues, Luiza Procópio Sarrapio

Resumo


Objetivou-se, no presente artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, versar sobre as contribuições do xadrez para o processo de ensino-aprendizagem, mostrando-o como agente facilitador e motivador dos aspectos sociais e pedagógicos na escola. A escolha da temática de pesquisa se justificou, pois, o xadrez quando introduzido na sala de aula, como parte diversificada do currículo, se faz proposta de melhoria gradativa de habilidades de raciocínio e educação disciplinar e pluridisciplinar, haja vista a infinidade de oportunidades de ser integrado a demais disciplinas. Concluiu-se que o xadrez é sinônimo de estímulo e motivação para o desenvolvimento da inteligência dos alunos, bem como para o reforço de regras e de disciplina entre eles, modificar a cultura na escola, desenvolve habilidades e garante conhecimentos a serem adquiridos no contexto escolar.

Palavras-chave


Xadrez. Motivação. Ensino-Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.3871

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362