VETORES MOTIVACIONAIS DA GERAÇÃO Y NO TRABALHO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3887

Harrison Bachion CERIBELI, Gustavo Nunes MACIEL

Resumo


Diante da importância de se compreenderem as diferentes gerações que coexistem na atualidade no mercado de trabalho e da escassez de estudos focados na Geração Y, definiu-se como objetivo da presente investigação mapear os vetores motivacionais dos profissionais pertencentes à Geração Y. Para tal, realizou-se um levantamento de campo, utilizando um questionário autoadministrado construído com base no modelo de avaliação de fatores motivacionais dos indivíduos no ambiente de trabalho denominado GEMA (Genos Employee Motivation Assessment). Entre os principais resultados, constatou-se que os profissionais da Geração Y sentem-se motivados quando têm possibilidade de executar o trabalho em equipe, com autonomia, usando a tecnologia como aliada, desempenhando tarefas desafiadoras e que exercitam seu potencial criativo, com clareza quanto a seus papeis. Ademais, constatou-se que estes profissionais esperam ser reconhecidos e recompensados por seu trabalho, e contribuir de alguma forma com a sociedade. Por outro lado, identificou-se que essa geração sente-se desconfortável ao ser exposta à maior pressão no ambiente laboral e a um clima de competição sobrepujando a colaboração, assim como perante sistemas altamente burocráticos e hierarquizados.

Palavras-chave


Geração Y. Vetores motivacionais. Modelo Genos de avaliação da motivação dos funcionários. Grupos geracionais. Motivação no trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.3887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

 Resultado de imagem para periodicos capes   Latindex    Harvester    Ibict      Pkp

 

 

Sumarios   DOAJ   LivRe   Dialnet

 

EBSCO   Funadesp 

 

Resultado de imagem para crossref

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362