AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
Resumo
Com o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362