PRECIFICAÇÃO ATUARIAL: uma abordagem sensométrica
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234

Pablo Cescon PORTES, Leonardo Henrique COSTA, Eric Batista FERREIRA

Resumo


Seguradoras utilizam vários tipos de metodologias para precificação de seguro de carro, modelos de regressão por Poisson, binomial negativa e até mesmo redes neurais. Todos essasmodelagens têm como base informações sobre os clientes como: idade, sexo, local de residência, entre outras; além de registros sobre sinistros por parte das seguradoras. Dessa maneira a seguradora admite um risco para cada categoria de pessoa. Porém a percepção de risco que os segurados têm pode ser diferente dos resultados das seguradoras. Sendo assim, objetivou-se com o trabalho, quantificar e analisar a aversão que os clientes de seguro de carro têm aos riscos, com o intuito de auxiliar na avaliação de risco. Para isso, explorou-se o ramo estatístico da Sensometria, que descreve, entende e mede a sensação humana de acordo com estímulos externos. Com os resultados apresentados no trabalho pode-se construir uma nova ferramenta para ser incluída na precificação de seguros de carro.


Palavras-chave


percepção dos segurados; seguro de carro; Sensometria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

 Resultado de imagem para periodicos capes   Latindex    Harvester    Ibict      Pkp

 

 

Sumarios   DOAJ   LivRe   Dialnet

 

EBSCO   Funadesp 

 

  Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362