PRECIFICAÇÃO ATUARIAL: uma abordagem sensométrica
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234
Resumo
Seguradoras utilizam vários tipos de metodologias para precificação de seguro de carro, modelos de regressão por Poisson, binomial negativa e até mesmo redes neurais. Todos essasmodelagens têm como base informações sobre os clientes como: idade, sexo, local de residência, entre outras; além de registros sobre sinistros por parte das seguradoras. Dessa maneira a seguradora admite um risco para cada categoria de pessoa. Porém a percepção de risco que os segurados têm pode ser diferente dos resultados das seguradoras. Sendo assim, objetivou-se com o trabalho, quantificar e analisar a aversão que os clientes de seguro de carro têm aos riscos, com o intuito de auxiliar na avaliação de risco. Para isso, explorou-se o ramo estatístico da Sensometria, que descreve, entende e mede a sensação humana de acordo com estímulos externos. Com os resultados apresentados no trabalho pode-se construir uma nova ferramenta para ser incluída na precificação de seguros de carro.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4234
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362