O USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK PARA O MARKETING: o caso da Amicci Moda
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247

Thaiza Salgado da CRUZ, Marcelo Aureliano Monteiro de ANDRADE, Marlusa de Sevilha GOSLING, Iury Teixeira de Sevilha GOSLING

Resumo


Este trabalho analisou o uso do Facebook na estratégia de marketing de uma loja de moda feminina, tendo em vista os seguintes construtos: relacionamento, comunicação de marketing e marca. O objeto de estudo foi a página no Facebook da marca de moda Amicci, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório. A coleta de dados aconteceu a partir de entrevistas com a proprietária da Amicci e com sete usuárias do Facebook que “curtem” a página da marca e interagem com seu conteúdo. A observação semanal e posterior análise da página da loja serviram como contraponto às entrevistas. Dentre os aspectos observados, destacam-se a atitude positiva e proativa da Amicci no relacionamento com suas consumidoras no ambiente do Facebook e a importância dessa rede social para a publicidade boca-a-boca da loja. Adicionalmente, a pesquisa constatou que a imagem e posicionamento da marca passadas por meio de sua página no Facebook são condizentes com sua realidade. Isso demonstra que os objetivos da estratégia de comunicação em Facebook da Amicci são alcançados.


Palavras-chave


marketing de relacionamento, comunicação de marketing, marca, moda, Facebook.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.4247

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362