A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE MODA E MAQUIAGEM NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DAS MULHERES

Isabella Zanol Moreira de Souza, Marlusa de Sevilha Gosling, Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade, Iury Teixeira de Sevilha Gosling

Resumo


O objetivo principal dessa pesquisa exploratória foi investigar a influência de blogs de moda e de maquiagem no processo de consumo das seguidoras. Além disso, o estudo analisa (1) a relação entre consumo e formação de identidade pessoal e (2) a relação entre seguidoras e blogueiras, baseada na teoria do self estendido e expandido. Entrevistas semiestruturadas com mulheres entre 20 e 35 anos de idade foram conduzidas para se atingirem os objetivos. Os dados foram processados com o auxílio do Atlas TI e a análise de conteúdo foi usada para a interpretação. Os resultados mostraram que (1) jovens mulheres acessam os blogs como ferramenta de ajuda no processo de compra e (2) elas pretendem reproduzir o que é visto nos blogs, mostrando que suas respectivas identidades são influenciadas pelas blogueiras.


Palavras-chave


Blogs. Comportamento do consumidor. Identidade. Self.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.4918

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362