A INFLUÊNCIA DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DAS SIMULAÇÕES EMPRESARIAIS

Paulo Henrique Pinho de Oliveira, Marco Aurélio Carino Bouzada

Resumo


A eficiência da metodologia de Jogos de Negócios no ensino já não é mais questionada por muitos autores. No entanto, se estudarmos este tópico utilizando os conhecimentos da psicologia sobre aprendizagem vivencial, encontramos uma lacuna pouco abordada na literatura sobre simulações empresariais: as influências que um integrante pode exercer no aprendizado de um colega de equipe durante uma simulação de jogos de negócios. Seria possível afirmar que um aluno que tem preferência por tomar decisões por instinto e sem planejamento pode atrapalhar o aprendizado de um colega de equipe que prefere analisar a situação com calma antes de tomar uma decisão? Haveria talvez alguma possível combinação entre os estilos de aprendizagem que, se estiverem juntos na mesma equipe, o processo de aprendizado seja alterado? Para responder estas questões foi utilizada uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, e análise de conteúdo, com alunos do último período da graduação em administração em duas universidades na cidade do Rio de Janeiro. O resultado obtido foi que, pela ótica dos estilos de aprendizagem de Kolb, não há influência de um aluno no aprendizado de seus colegas de equipe, mas fica evidente, pela opinião dos participantes, que há influência da equipe sobre seu aprendizado na medida em que o trabalho em equipe se teria mostrado mais bem-sucedido do que o que se obteria em atividade individual.


Palavras-chave


jogos de negócios; aprendizagem vivencial; estilos de aprendizagem; Kolb; equipe.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i1.4923

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362