ANÁLISE DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL E ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA COM ENFOQUE NO MARKETING: O CASO DE UM FRIGORÍFICO GAÚCHO

Leandro Schneider, Jorge Oneide Sausen, Caroline da Rosa, Daniel Knebel Baggio, Martin Ledermann

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias e a mudança organizacional, com enfoque no marketing, existente em um frigorífico gaúcho, com sede em Porto Alegre. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, longitudinal, de cortes transversais, descritiva e interpretativa, utilizando-se do modelo de mudança e adaptação estratégica de Pettigrew (1985). Os procedimentos de coleta e análise de dados adotados foram os propostos pela direct research, concebida por Mintzberg (1978). A partir da realização do estudo, identificaram-se quatro períodos estratégicos pelos quais passou a organização: fundação (2000 a 2002), desenvolvimento e expansão (2002 a 2011), crise (2011 a 2013) e reestruturação (2013 a 2016). Os resultados demonstram que as mudanças e adaptações da organização bem como as ações estratégicas e de marketing foram conduzidas tanto por influências ambientais quanto pela escolha dos sócios diretores, em diferentes proporções, conforme o período estratégico analisado. As análises demonstram um alinhamento entre a teoria organizacional e as decisões tomadas pelos diretores ao longo da história da organização.

Palavras-chave


Estratégia. Mudança Organizacional. Marketing. Capacidades Dinâmicas. Adaptação Estratégica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i2.5102

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362