O PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE NA ODONTOLOGIA

Maria Cláudia Cardoso de Brito, Flávia Moysés Costa de Grajeda, Lílian Juri Rezende de Lacerda, Carolina Freitas Lage, Túlio César Modesto

Resumo


A avaliação é um processo que faz parte do nosso dia-a-dia, avaliamos e somos avaliados constantemente, nas nossas ações e resultados, seja em casa, no trabalho ou como cidadão. No cotidiano escolar não é diferente, a avaliação é parte relevante e fundamental do processo ensino-aprendizagem, podendo assumir o papel de determinar as competências, habilidades e conhecimentos que o currículo privilegia ou deixa para segundo plano, assim como pode determinar também as estratégias e os diversos tipos de planejamentos, de aula, de projetos, de recuperação paralela e contínua, e mais que isso, dependendo dos seus resultados e das consequentes ações que ela gera, a avaliação pode ser o fator decisivo para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. As leis do país sobre educação e as propostas curriculares atuais preocupam-se em indicar uma avaliação contínua, formativa e individualizada, tornando-a mais um elemento do processo educativo e não o fim dele. Muitas instituições escolares, tem buscado a melhoria na qualidade da avaliação, mas o que realmente se percebe, na prática, é que este trabalho é, quase sempre, emperrado pela burocracia das instituições e pela falta de preparo do professor, que é um especialista e, muitas vezes, não sabe como transformar a avaliação que aprendeu nas carteiras escolares, como aluno, numa avaliação de efetivo resultado. Assim, conhecer o processo avaliativo que acontece atualmente no ensino superior, especificamente nos cursos de Odontologia é o objetivo deste trabalho.


Palavras-chave


Avaliação. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação em Odontologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i2.5108

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Harvester Ibict Pkp

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

EBSCO Funadesp

Resultado de imagem para crossref

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362