PBH APP: A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE NA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO

Alicita Joana Miranda Guimarães, daniel calbino, Mario Sergio de Almeida

Resumo


No contexto de evolução da tecnologia na prestação de serviços públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou em 2018 o aplicativo móvel denominado PBH APP, o qual oferta serviços públicos para a população. Neste sentido, o presente trabalho propõe investigar as premissas na sua concepção, bem como a análise e avaliação da experiência implementada. Enquanto questão norteadora buscou responder: em que medida o desenvolvimento do aplicativo móvel PBH APP impactou no relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura de Belo Horizonte? Em termos metodológicos, recorreu-se a pesquisas documentais e entrevistas semi-estruturadas com os servidores municipais responsáveis pelo aplicativo. Os resultados apontam que a tecnologia utilizada representou um inovador mecanismo de captação de demandas por serviços públicos, fortalecendo a aproximação da prefeitura com os cidadãos. Igualmente, o aplicativo demonstrou uma porta de entrada não só atender a uma legislação, como de buscar maior participação da população na gestão local. Entretanto, por se encontrar em fase inicial, a oferta de poucos serviços frente ao universo de possibilidades, bem como, a necessidade de reformulação de sua arquitetura para que seja ofertado novos serviços se colocam como desafios a serem superados.

Palavras-chave


. Gestão Pública Municipal. 2. Tecnologia da Informação. 3. Governo eletrônico. 4. Governo móvel.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5138

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362