ENSINO - APRENDIZAGEM: OS CONCEITOS DO LAZER PARA A FORMAÇÃO E MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Aldair Fernandes Silva, Ricardo Soares de Melo, Ítalo Brener de Carvalho

Resumo


Sugerindo buscar possibilidade de se mensurar o impacto do lazer em ambientes de formação, na profissionalização, no ensino e educação este artigo teórico discute um tema no limite entre tres áreas científicas: o lazer, o trabalho e a gestão de aprendizagem.  As metodologias utilizadas na aprendizagem de competências laborais se desenvolvem desde mudanças sociais ocorridas por meio da revolução industrial até os dias de hoje, se relacionando fortemente com as capacidades adquiridas durante o processo do aprendizado, da formação de Competências, de Habilidade e de Atitudes. De forma bivalente: (1) o comportamento social no trabalho e fora dele, são impactados pelas consequências do trabalho alienado, das longas jornadas de trabalho e dos novos processos de urbanização. A perspectiva do lazer utilizada neste estudo contribui em aspectos que direcionam o aprendiz, o individuo em formação, na compreensão das relações de trabalho mais justas, relacionados principalmente, na melhoria do bem-estar em níveis individuais, comunais e até mesmo globais em ambientes laborais. Mas também em outra perspectiva a de que (2) o Lazer e seu papel na gestão, evocado por uma perspectiva funcionalista, contribui como catalizador da formação do comportamento, na preparação para o trabalho, como ferramenta utilizada durante o processo formativo de que prepara o individuo para o trabalho. Ao final desta discussão, apresenta-se cinco pressupostos como sugestões de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de conceitos basilares à esta discussão.


Palavras-chave


Aprendizagem; Lazer; Ensino; Mudanças de Comportamento.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5157

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362