O ESTÁGIO EM ARTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM ARTES E MÚSICA EM TOCANTINS

Gustavo Cunha de Araujo, Helena Quirino Porto Aires

Resumo


O artigo analisa uma experiência pedagógica realizada com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, na Universidade Federal do Tocantins, campus Tocantinópolis, Brasil, acerca do Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Arte em escolas do campo. De abordagem qualitativa e de caráter exploratório, este estudo de caso teve como instrumentos de coletas de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com discentes do referido curso, além da pesquisa empírica e análise documental. A forma de análise dos dados seguiu a perspectiva da técnica da pesquisa interpretativa. Os resultados demonstraram que o estágio curricular supervisionado na Educação do Campo possibilita aos estudantes produzir conhecimento acerca da prática docente no contexto camponês, bem como das formas de viver e trabalhar no campo, que envolve tanto os aspectos sociais e políticos, quanto os econômicos e culturais. É necessário e urgente formar professores que preenchem a lacuna de docentes que atuam no meio rural no Estado do Tocantins, para que seja possível atender efetivamente a demanda da Educação Básica nesse Estado, principalmente, na disciplina de Arte, tão carente de professores com formação nessa área em áreas rurais.


Palavras-chave


estágio curricular supervisionado; licenciatura em educação do campo; formação de professores; arte

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5223

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362