UNIVERSIDADE CORPORATIVA BOMBEIRO MILITAR: UMA REALIDADE PLAUSÍVEL?

André Telles Campos, Guaracy Silva, Sheldon William Silva

Resumo


Este artigo é dedicado ao estudo dos requisitos para implantação de uma instituição de ensino superior no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A corporação tem histórico de afinidade com o tema da educação corporativa e ainda desenvolve programas sociais junto à comunidade do Distrito Federal. Essas características enquadram-se no conceito de universidade corporativa, que busca superar o descompasso entre o conhecimento ensinado nas escolas tradicionais e as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Desse modo, desenvolve-se um espírito de aprendizagem contínua na organização que, alinhado com as estratégias organizacionais, transforma-se em vantagem competitiva. A metodologia empregada no estudo é a pesquisa bibliográfica combinada com um estudo de caso considerando os sete princípios fundamentais para implantação de uma universidade corporativa, propostos por Éboli (2004). A análise realizada permite concluir pela viabilidade do modelo de universidade corporativa ao se estabelecer uma visão sistêmica integradora para superar as barreiras à estruturação desse tipo de educação corporativa.


Palavras-chave


Bombeiros. Educação corporativa. Ensino. Universidade corporativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i1.5595

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362