INTERNALIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: SOMENTE UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS?

Clarice Vepo do Nascimento Welter, Cristiane Ivete Bugs Vione, Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Leonir Terezinha Uhde

Resumo


O objetivo do presente estudo é realizar uma discussão sobre a sustentabilidade ambiental no âmbito empresarial, abordando não somente sua relevância como estratégia competitiva para que as organizações se mantenham no mercado, mas fundamentalmente, como a necessidade de uma postura ética perante a sociedades. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cujos procedimentos técnicos envolvem pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre o tema. O estudo se justifica pela falta de clareza do papel da sustentabilidade empresarial, que transcende o mero cumprimento à legislação ambiental e impõe o desafio não só de manter o negócio sustentável, mas também de desenvolver uma visão ética que resulte em respeito aos limites ambientais, considerando o seu legado para as gerações futuras, garantindo a manutenção da integridade dos ecossistemas e dos serviços ambientais.


Palavras-chave


Desenvolvimento sustentável; Responsabilidade socioambiental; Sustentabilidade empresarial; Sustentabilidade econômica; Vantagem competitiva



DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5650

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362