O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL: UM ESTUDO COM GUITARRISTAS LICENCIANDOS EM MÚSICA NA UFRN
Resumo
Este texto é resultante de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso e tem o foco epistemológico no ensino e aprendizagem da guitarra elétrica por meio de tecnologias digitais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal discutir a perspectiva dos guitarristas licenciandos em música da UFRN no âmbito das tecnologias digitais, com foco na utilização de softwares para o aprendizado musical e para o ensino de música. Essa investigação teve como processo metodológico a pesquisa qualitativa e para construção dos dados foi elaborado um questionário com dez perguntas, as cinco primeiras – de múltipla escolha - tiveram como objetivo traçar o perfil dos guitarristas participantes, levando em consideração essencialmente a maioria das respostas marcadas. Nas outras questões continham perguntas subjetivas, com o intuito de trazer a problemática do tema aos participantes. Aponta-se que os guitarristas licenciandos investigados na pesquisa reconhecem que o uso das tecnologias digitais auxilia muito no aprendizado musical, mas também demonstram certo cuidado com o uso frequente destas sem orientação. Como futuros professores de música (em diversos contextos), sabem da importância de fazer uso das tecnologias digitais disponíveis em sala de aula, com o intuito de aproximar os conteúdos ao dia a dia dos alunos, facilitando assim, o entendimento musical de forma abrangente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5714
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362