A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BOTÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT-AM

RENATO ABREU LIMA, MÁRCIA NASCIMENTO PINTO, Anita Garcia Yris Mendoza, DENISE RAMIRES DA SILVA, Fabíola Araújo do Nascimento, Juan Jesus Pissango Rodrigues, KAREN PRISCILA CARTIMARE ALMEIDA, ROSANE LOPES VIEIRA, SANDRA NÚBIA DE SOUZA ASSIS

Resumo


O ensino de Ciências é uma das bases para a valorização do conhecimento científico, pois abrange uma infinidade de conceitos importantes para a formação cientifica dos alunos. A valorização do conhecimento popular que os alunos trazem sobre as plantas medicinais potencializa o interesse destes sobre os conhecimentos científicos. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar o corpo discente e docente da Escola Estadual Imaculada Conceição, no município de Benjamin Constant-AM, para a importância do conhecimento dessas espécies vegetais no espaço escolar por meio da construção de uma horta. As atividades inicialmente foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) consistindo nas seguintes etapas: execução de palestras educativas sobre as espécies vegetais; coleta de material proveniente de reutilização (garrafas plásticas); implantação da horta (preparo da terra, solo e plantio de sementes e mudas de plantas medicinais e condimentares; monitoramento de crescimento, irrigação e limpeza das hortas ecológicas); elaboração dos resultados por meio de cartilhas, banners e outras formas de divulgação em congressos nacionais. Na coleta e na análise dos dados, foram utilizadas as seguintes estratégias: observações participantes e análise documental. Este trabalho teve grande importância para a comunidade escolar envolvida. Levar propostas que associem o ensino de botânica, a educação ambiental e o saber popular sobre plantas para o contexto escolar é imprescindível, pois esse cruzamento de conceitos nos permite melhorar a atuação do ser humano como um cidadão consciente ambientalmente e que tenha atitudes sustentáveis em se tratando da preservação do meio ambiente.


Palavras-chave


Conhecimento Científico. Conhecimento Popular. Educação Ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5779

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362