O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Resumo
O objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019, por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5781
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362