O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: COMO SE CLASSIFICA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Katia de Fatima Vilela, Rodney Alves Barbosa, ALAIR FERREIRA DE FREITAS, Rafael Junior dos Santos Figueiredo Salgado, Munik Mariana do Rosário Nunes da Cuz, Alceste Metzker dos Santos Glória, José Virolli Chaves, Marcelito Trindade Almeida

Resumo


O objetivo deste estudo foi classificar a produção científica brasileira no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Instituições Federais de Ensino, com o intuito de revelar o perfil das publicações a partir dos seguintes quesitos: tendências teórico-metodológicas; amplitude adotada na abordagem do tema; modalidades contempladas; identificação de pesquisadores; e instituições de onde se originam os textos. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de natureza quanti-qualitativa, contemplando artigos, teses e Dissertações de importantes base de dados, no período entre junho de 2009 e junho de 2019,  por meio da técnica de análise de conteúdo realizada com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados indicam a predominância de pesquisadores de instituições da Região Sudeste em estudos que abordam a preocupação relacionada ao Programa nas Instituições Federais de Ensino. Destaca-se que não foram encontrados artigos e teses que abordam o Programa nessas instituições. Quando a busca se voltou para as dissertações, foram encontradas apenas seis. Quanto à metodologia utilizada nesses estudos, constatou-se que prevalecem as pesquisas teórico-empíricas com enfoque qualitativo, portanto há a necessidade de diversificar as estratégias metodológicas empregadas nessa área de estudo. Os resultados reforçam que é preciso articulação entre os diferentes centros de pesquisa, de modo a superar as lacunas na construção do conhecimento sobre o PNAE nas Instituições Federais de Ensino, dos processos de análise de políticas públicas e ainda de pesquisas que avaliem o Programa como sendo uma construção social com articulações de diversos atores.


Palavras-chave


Programa Nacional de Alimentação Escolar; Revisão Sistemática; Políticas Públicas; Instituições Federais de Ensino



DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5781

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Harvester Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362