UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE

Ana Cristina Viana Barros, Tales Vinícius Marinho de Araújo, RENATO ABREU LIMA

Resumo


As plantas são seres vivos autotróficos fotossintetizantes de suma importância para a manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Considerando a relevância de sua abordagem no ensino das Ciências, este estudo objetivou compreender a importância da clorofila no metabolismo de fotossíntese, abordando os aspectos físicos da luz através de um fenômeno de difração e métodos cromatográficos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de dois questionários e por duas praticas experimentais desenvolvidos com duas turmas, uma turma do Ensino Fundamental e Médio, do município de Benjamin Constant – AM. Durante a execução da intervenção, se teve como resultados as respostas dos alunos referentes ao assunto ministrado e as práticas experimentais executadas, que serviram como atividades inovadoras para o ensino desse tema e torná-las mais significativas para o aprendizado dos estudantes. Portanto, este trabalho contribui para que o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para que o conceito de fotossíntese se torne mais adequado e amplo de acordo com o conhecimento atual e visando um ensino contextualizado e dinâmico.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.



DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.5783

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362