O TREINAMENTO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM METODOLOGIAS ATIVAS: UM ESTUDO EM UM COLÉGIO DA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS

Letícia Rodrigues da Fonseca, Maria Carolina S C Oliveira, Carlos Roberto Faustino, André Luis Souza Ribeiro

Resumo


O presente estudo buscou descrever a experiência vivenciada por professores de uma Instituição de Ensino localizada na região sul de Minas Gerais que instituiu um grupo de estudos sobre Práticas de Ensino Inovadoras. A primeira atividade deste grupo, consistiu no desenvolvimento de um treinamento para capacitar os professores da educação básica para o uso de metodologias ativas que seguiu o modelo proposto por Chiavenatto (2004), constituído por quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento ou modificação de atitudes; desenvolvimento de conceitos. Ao final, constatou-se por meio da observação de comportamento e análise dos relatos dos participantes, que os objetivos de aprendizagem foram atendidos. Como pesquisa futura, pretende-se realizar uma avaliação de desempenho com os professores envolvidos neste treinamento com o objetivo de constatar se realmente estão fazendo uso de metodologias ativas em sala de aula e, em caso positivo, pretende-se realizar uma investigação para averiguar se houve melhora no desempenho dos alunos nas disciplinas e se há um maior interesse pelas aulas destes professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i2.6150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Harvester Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362