INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Fernanda Medeiros Diniz Medeiros Diniz, Dirceu Antônio Cordeiro Júnior

Resumo


O contato com o método científico a partir da educação básica pode estimular modificações no processo de ensino e aprendizagem.  O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepções e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quitéria, Esmeraldas- MG, a partir das experiências vivenciadas durante a participação no eixo “Territórios de Iniciação Científica - (TICs)”, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermédio de questionários, disponibilizados de forma eletrônica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participação em projetos científicos pode ser um instrumento de mudança e que o contato com a pesquisa, já na educação básica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduação. Relataram também que os TICs podem facilitar a inserção desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciação científica, tendo em vista a familiarização com a metodologia. Além das experiências vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigação científica, projetos dessa natureza podem incentivar a formação continuada dos docentes, acarretando em um aumento no número de professores com titulação de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituições de ensino fundamental e médio.


Palavras-chave


Iniciação Científica. Ensino Médio. Formação Docente. Método Científico. Formação Discente

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.6239

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362