INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO TRANSTEÓRICO
Resumo
Avaliar a contribuição de uma intervenção educacional direcionada pelos construtos Estágio e Processos de Mudança do Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento na predisposição materna à amamentação exclusiva. Estudo de intervenção do tipo pré-teste/pós-teste realizado com 113 gestantes atendidas em unidades do sistema público de saúde do município de Viçosa, Minas Gerais, que receberam intervenção baseada nos construtos Estágios de Mudança e Processos de Mudança. As intervenções educativas foram planejadas após a aplicação por meio de entrevista de um instrumento teórico que avalia o estágio em que a mulher se encontra quanto a sua predisposição à amamentação exclusiva e os processos de mudança que ela utiliza. Após a intervenção, a mudança de comportamento foi avaliada pela análise dos estágios e dos processos. O teste estatístico aplicado foi o McNemar com o nível de significância de 5%. As avaliações pré e pós-intervenção relativas aos Estágios de Mudança de Comportamento não apresentaram diferenças significativas. Houve diferenças significativas entre as avaliações pré e pós-intervenção dos Processos de Mudança referentes à Reavaliação Ambiental, Alívio Dramático, Autoliberação, Controle de Estímulos, Administração de Contingências e Suporte Social. A intervenção baseada nos construtos Estágios de Mudança e Processos de Mudança favoreceu a atenção individualizada e melhorou a predisposição materna à amamentação exclusiva, revelando-se promissora para uso nas ações de promoção da amamentação exclusiva nos serviços de saúde.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v1i18.6243
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362