Os Impactos do Uso dos Eletrônicos na Primeira Infância (0 a 3 anos)

Janice de Oliveira Borges

Resumo


A infância é uma construção histórico social que se modifica segundo os padrões da sociedade à qual está inserida. As maneiras de brincar também vêm se modificando, e atualmente os eletrônicos estão sendo inseridos na vida das crianças de forma precoce, preenchendo uma nova maneira de brincar. A interação é importante neste período de constituição (primeira infância), o explorar o ambiente, o brincar e construir. Essa pesquisa se justifica por considerar as transformações sócio-históricas sofridas pela infância e pelas atuais maneiras de brincar. Com esse artigo objetiva-se, através de revisão da literatura, apresentar e discutir a importância das experiências vividas no período de 0 a 3 anos para o desenvolvimento integral da criança, bem como os impactos do uso dos eletrônicos sobre elas. Há diversos autores que dizem a respeito do uso dos eletrônicos na infância, alguns apontam sobre os benefícios, se estes forem articulados com um proposito e pode-se encontrar estudos a respeito dos malefícios, sendo esses de diversas vertentes que vão desde problemas físicos até problemas psicológicos. É importante ressaltar que o uso dos eletrônicos não pode tornar-se a principal atividade desenvolvida pela criança, restringindo sua interação. A família é quem deve controlar o uso dos eletrônicos, mas a escola pode ser uma grande aliada no processo de conscientização por meio de palestras, minicursos, eventos, cartilhas, entre outras atividades que unam a família, pais e responsáveis serão conscientizados da importância da primeira infância para o desenvolvimento integral.


Palavras-chave


Primeira Infância; Eletrônicos; Desenvolvimento

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v20i2.6293

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362