EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Larissa Rolim Borges-Paluch, Isabela Borges Paluch, Márlon Paluch

Resumo


A Educação ambiental é com­ponente essencial e permanente da educação e deve estar presente, de forma articula­da, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. E as atividades pedagógicas de educação ambiental podem propiciar contribuições positivas e experiências de aprendizagem em relação ao meio ambiente e conscientização da importância do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do estudo foi realizar uma revisão da literatura analisando as práticas educacionais em educação ambiental realizadas com estudantes do ensino infantil e fundamental. E os objetivos específicos foram relatar os artigos científicos que abordam práticas de educação ambiental e avaliar a influência dessas práticas nos estudantes. Para tanto realizou-se uma revisão bibliográfica em duas bases de dados visando avaliar artigos científicos com essa temática entre os anos de 2017 e 2020. Foi observado que são realizadas diversas práticas pedagógicas com estudantes do ensino infantil e fundamental, principalmente relacionadas a horta escolar, reciclagem, coleta seletiva, compostagem, trilha ecológica dentre outras. Conclui-se que estas experiências no contexto escolar oportunizam a construção de conhecimentos, habilidades, pensamento crítico nos estudantes, além de ampliar a conscientização em relação a importância da conservação e preservação do meio ambiente visando minimizar os problemas ambientais relacionados a atividade humana.


Palavras-chave


Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v19i1.6400

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362