EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
A Educação ambiental é componente essencial e permanente da educação e deve estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. E as atividades pedagógicas de educação ambiental podem propiciar contribuições positivas e experiências de aprendizagem em relação ao meio ambiente e conscientização da importância do desenvolvimento sustentável. O objetivo geral do estudo foi realizar uma revisão da literatura analisando as práticas educacionais em educação ambiental realizadas com estudantes do ensino infantil e fundamental. E os objetivos específicos foram relatar os artigos científicos que abordam práticas de educação ambiental e avaliar a influência dessas práticas nos estudantes. Para tanto realizou-se uma revisão bibliográfica em duas bases de dados visando avaliar artigos científicos com essa temática entre os anos de 2017 e 2020. Foi observado que são realizadas diversas práticas pedagógicas com estudantes do ensino infantil e fundamental, principalmente relacionadas a horta escolar, reciclagem, coleta seletiva, compostagem, trilha ecológica dentre outras. Conclui-se que estas experiências no contexto escolar oportunizam a construção de conhecimentos, habilidades, pensamento crítico nos estudantes, além de ampliar a conscientização em relação a importância da conservação e preservação do meio ambiente visando minimizar os problemas ambientais relacionados a atividade humana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v19i1.6400
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362