ANÁLISE DAS ESCOLHAS ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS MULTILATINAS NO PERÍODO DE 2012 A 2018
Resumo
Estudos sobre as empresas Multinacionais da América Latina (multilatinas) têm ganhado relevância acadêmica nos últimos anos. Esse fato se justifica por essas empresas estarem se destacando no mercado exterior deixando para trás a visão de que empresas de mercados emergentes são focadas apenas no mercado doméstico. Diante disso, o objetivo desse artigo é analisar as combinações de negócios das empresas multilatinas, verificando quais são as principais escolhas dessas empresas para ganharem mais espaço no comércio internacional. Para isso utilizou-se do método qualitativo de pesquisa documental e a técnica de análise de conteúdo para analisar os dados dos relatórios financeiros das multilatinas no período de 2012 a 2018. Os resultados mostram que a atividade de aquisição foi a que apresentou o maior número de ocorrências no período analisado, ao contrário das ofertas públicas, que foram a menor escolha estratégica adotada pela multilatinas no referido período.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6456
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362