O PAPEL DOCENTE E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: o desafio do marshmallow no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Sheldon William Silva, Letícia Rodrigues da Fonseca, Marcelo Ribeiro Silva, Tuane Ferreira Melo, João Francisco Sarno Carvalho

Resumo


O presente trabalho objetivou investigar a percepção de estudantes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) diante da aplicação da metodologia marshmallow challenge para conteúdos de gestão.  Teve por pretensão demonstrar o papel do professor no uso de metodologias ativas e identificar o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos. A pesquisa foi realizada com estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Araçuaí. Caracterizou-se como uma pesquisa-ação quantitativa, de caráter exploratório e descritiva. Os dados coletados foram analisados estatisticamente. A partir dos resultados obtidos e análise realizada, constatou-se que o professor desempenha um papel imprescindível no uso de metodologias ativas de aprendizagem, mediando o processo de ensino e aprendizagem para que os propósitos e objetivos de conteúdo e geração de conhecimento sejam alcançados. Concluiu-se que a metodologia do marshmallow challenge contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem e produção de novos conhecimentos, ainda que os conhecimentos teóricos fundamentais sejam importantes balizadores para a conclusão das tarefas.


Palavras-chave


Marshmallow Challenge. Ensino Básico. Ensino Técnico. Ensino Profissional. Metodologias Ativas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v21i1.6480

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362