PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Resumo
O objetivo principal do artigo foi analisar o processo de formação de estratégia em uma cooperativa de crédito com sede na cidade de Carlos Barbosa/RS, no período entre 1985 e 2006. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), as estratégias podem ser influenciadas por até cinco fatores: plano, posição, padrão, perspectiva e truque. A partir do referencial adotado, fez-se necessária uma análise que partisse do processo de formação das cooperativas de crédito no Brasil. A coleta de dados foi realizada através do estudo em relação às alterações legislativas no período estudado, assim como por relatórios internos e entrevistas realizadas na organização em questão. Em resultado, percebemos estratégias formadas a partir de um padrão de decisões que emergiu durante o período em análise e que influenciaram na construção de novas perspectivas organizacionais.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v21i1.6486
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362