A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
Resumo
Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto; A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6537
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362