PERSPECTIVA DE PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DE MÍDIAS DIGITAIS NA SAÚDE DO ESCOLAR
Resumo
Objetivo: Analisar a concepção de professores do ensino fundamental sobre a influência do uso de mídias digitais na saúde dos estudantes. Método: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. Participaram sete professores do ensino fundamental de uma escola municipal no estado de Pernambuco. Resultado: As falas dos participantes carregam os discursos da escola tradicional e escola emancipadora, das quais emergiram três categorias temáticas: 1. Pontos positivos e negativos quanto a utilização das mídias digitais/redes sociais pelos estudantes; 2. A influência das mídias digitais/redes sociais na saúde, aprendizado e comportamento dos estudantes e 3. O impacto do uso das mídias digitais/redes sociais nas atitudes interpessoais e familiares dos estudantes. Considerações finais: A partir da identificação de pontos negativos e positivos, influências e impacto do uso das mídias digitais sobre os escolares, na perspectiva de professores, é possível pensar alternativas e estratégias para o auxílio da comunidade escolar quanto a conscientização sobre o uso racional e moderado desses recursos, de forma a mediar os estudantes sobre o saber/fazer uso das mídias digitais de maneira equilibrada e saudável.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6538
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362