REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO

Elinay Nazaré Oliveira, Caio San Rodrigues, Ana Beatryz Santos Costa, Pedro Lucas Alves, Ravena Petra Mororó Ziesemer, Paulo César de Almeida, Paulo Jorge Almeida Pereira

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar as repercussões do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino superior, tendo como parâmetro o semestre que estavam cursando. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e situacional referente à pandemia/isolamento social e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados demonstraram que os acadêmicos sofreram influência de inúmeros fatores durante o isolamento social, sendo que cerca da metade da amostra relatou insatisfação com as atividades virtuais. A escala global do Inventário de saúde mental atingiu média de 48,8, denotando que houve repercussões psicológicas, contudo, ao correlacionar o MHI-38 com semestre cursado, não se identificou relevância estatística. Assim, há necessidade de se desenvolver estratégias de apoio em saúde mental da população universitária, além de realizar novas pesquisas sobre a readaptação ao meio presencial e suas consequências na saúde mental.


Palavras-chave


Saúde Mental; Estudantes; Novo Coronavírus de 2; Instituições de Ensino Superior; Pademia 019;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i2.6564

Apontamentos



Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362