REPERCUSSÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SEMESTRE CURSADO
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as repercussões do isolamento social durante a pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes do ensino superior, tendo como parâmetro o semestre que estavam cursando. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de junho a setembro de 2020, com a participação de 3.691 estudantes do ensino superior do Ceará. A coleta de dados ocorreu mediante a aplicação dos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico e situacional referente à pandemia/isolamento social e o Inventário de Saúde Mental (MHI-38). Os resultados demonstraram que os acadêmicos sofreram influência de inúmeros fatores durante o isolamento social, sendo que cerca da metade da amostra relatou insatisfação com as atividades virtuais. A escala global do Inventário de saúde mental atingiu média de 48,8, denotando que houve repercussões psicológicas, contudo, ao correlacionar o MHI-38 com semestre cursado, não se identificou relevância estatística. Assim, há necessidade de se desenvolver estratégias de apoio em saúde mental da população universitária, além de realizar novas pesquisas sobre a readaptação ao meio presencial e suas consequências na saúde mental.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i2.6564
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362