A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO ACERCA DAS ATIVIDADES GRUPAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO

Maria Jeane Guimarães Camargo, Maria Clara Barbosa Souza, Isabela Mary Alves Miranda, Luana Lemos Leão, Laís Francielle Francisca Felício

Resumo


O presente estudo objetiva-se compreender o conhecimento e a percepção da população sobre as atividades grupais de educação em saúde realizadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva-exploratória, fundamentada no referencial teórico e metodológico da fenomenologia. O estudo foi realizado no município de Montes Claros-MG, com doze participantes. Utilizou-se questionário sociodemográfico que colaborou para o delineamento e maior compreensão do perfil sociodemográfico dos sujeitos participantes e entrevista aberta através de uma pergunta disparadora: “O que você conhece sobre os grupos de educação em saúde (realizados na UBS)?”. Para o tratamento dos dados, foi realizada a categorização dos discursos, em que o pesquisador busca encontrar o que permanece nos discursos dos sujeitos e apresenta-se como invariante, ou seja, aquilo que aponta para o que o fenômeno de fato é. A partir da análise, emergiram cinco categorias: “Disponibilidade de tempo”, “ACS: elo entre a equipe de saúde da família e a comunidade”, “A realização dos convites para os usuários”, “Processo Saúde-Doença X Modelo Biomédico” e “Divulgação dos grupos”. Assim, o presente estudo visa contribuir para o corpo de literatura sobre as questões de promoção de saúde na Atenção Primária à Saúde e incentivar a realização de novas pesquisas sobre a temática.


Palavras-chave


Educação em Saúde. Estratégia de Saúde da Família; Compreensão; Promoção da Saúde; População.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6599

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362