QUANDO CUIDAR SE TORNA UMA CARGA: UMA ABORDAGEM FAMILIAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Jhonmelle Vale Silva, Camila Santos Pereira, Brenda Barbosa Gonçalves, João Marcos Oliveira de Melo, Vivian Cristina Silva Santos, Edja Silva Silvestre de Carvalho, Vanessa Cristiane Araújo Oliveira, Carla Patrícia Martins Cardoso

Resumo


A família é considerada fator determinante no processo saúde- doença, devendo ser vista de forma integral pela equipe de Saúde da Família. As ferramentas de abordagem familiar são indicadas para famílias de maior vulnerabilidade, como forma de alcance da melhoria de vida dos sujeitos.  O estudo tem como objetivo relatar um caso a partir da aplicação das ferramentas de abordagem  familiar em uma situação de fragilidade quanto aos aspectos  biopsicossociais de uma família. Trata-se de um estudo  descritivo, qualitativo, realizado por profissionais de uma equipe  da Estratégia Saúde da Família, no município de Montes Claros,  Minas Gerais. O estudo descreve a aplicação dos instrumentos  para abordagem de uma família: genograma, ecomapa, ciclo de vida familiar, FIRO,  P.R.A.C.T.I.C.E e conferência familiar. A  aplicação dessas ferramentas possibilitou à equipe conhecer as fragilidades e potencialidades da família e da dinâmica familiar, permitindo assim realizar intervenções eficazes, respeitando as singularidades de cada sujeito envolvido. As intervenções  foram decisivas para que se promovesse a melhoria do cuidado  e a assistência à família, que deverá ser contínua, com  acompanhamento ao longo do tempo. 



Palavras-chave


Relações familiares; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Relações Profissional-Família; Vulnerabilidade em Saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i2.6649

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362