DIAGNÓSTICO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE UMA EMPRESA DE CICLO SEMI- COMPLETO DE PRODUÇÃO DE TILÁPIA NILÓTICA (Oreochromis niloticus)

Bernardo Alan de Freitas Duarte, Joyce da Cruz Ferraz Dutra, Rogéria Maura Pazini Xavier Vargas, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Luciano dos Santos Rodrigues, Israel José da Silva

Resumo


O avanço da urbanização somado à crescente demanda por bens de consumo são fatores que tem favorecido o progressivo aumento da geração de resíduos sólidos. O Brasil vem apresentando ao longo dos últimos anos mais preocupação com a sustentabilidade ambiental. As questões de saneamento e saúde ocupam hoje um patamar elevado na consciência da população brasileira, com consequências no executivo e legislativo que se materializaram nas recentes legislações, com destaque para a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei n° 11.445/07) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei n° 12.305/10). As atividades relacionadas à produção animal geram muitos resíduos sólidos e que devem ter sua adequação de acordo com a nova legislação nacional. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento e diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados em um empreendimento de tilapiacultura. Foi realizada a caracterização dos resíduos gerados por meio da composição gravimétrica dos resíduos produzidos nos setores de engorda, frigorífico e na fábrica de ração.


Palavras-chave


Legislação Ambiental. Gerenciamento de resíduos sólidos. Ciclo completo de produção de pescado

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i2.6740

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362