ENSINO E EXTENSÃO: A EVOLUÇÃO COMO PROMOTORA DE UMA EXPERIÊNCIA ACT NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
O Ensino de Evolução requer abordagem prática para que os conceitos biológicos sejam mais acessíveis e integrem as diferentes áreas das Ciências. Espaços não formais de ensino e aprendizagem podem ser oportunos ambientes para o desenvolvimento de atividades que caracterizem museus, feiras e exposições de Ciências. O EvoEduca é um itinerário formativo que foi desenvolvido por orientadores e bolsistas dos Programas Residência Pedagógica e PET, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel, no curso de Ciências Biológicas, para aproximar a formação inicial e os visitantes da feira, principalmente os alunos da Educação Básica das escolas locais e adjacentes ao município de Bandeirantes-PR. Os estandes abordaram os temas relacionados a evidência da teoria evolutiva darwiniana tais como Fósseis, Embriologia comparada, a organização dos seres vivos em árvores Filogenéticas e Seleção Artificial; temas relacionados a contextualização do processo evolutivo como Seleção natural e Adaptação, dois estandes dedicados a reflexão da vida e de sua complexidade, Astronomia e Túnel do Tempo e por fim um estande dedicado a evolução da espécie humana. Houve um amplo processo de preparo dos materiais, estudo teórico e reflexivo que culminou nas datas de exposições do evento, manifestado pelos depoimentos dos bolsistas nas entrevistas deste relato de experiência. Nas análises dos resultados evidenciamos as percepções dos licenciandos nas categorias e subcategorias mobilizadas pelo contexto da ACT. Acreditamos que os futuros professores aproveitaram com intensidade as experiências acumuladas na trajetória de organização até a execução final do evento, incorporando para além do currículo, o amadurecimento conceitual e didático da Evolução.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i2.6755
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362