A “NOTA 10” ENQUANTO EFEITO DE PLENITUDE: MOVIMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DISCURSIVA

Diego Henrique Pereira

Resumo


A noção de Memória Discursiva atravessa este texto nas condições
de produção da Educação, tendo como objetivo central a
compreensão da discursividade produzida pela expressão “Nota
10” na relação com o aluno, com o professor e com a escola.
Percebe-se a recorrência do efeito de sentido elencado ao
desempenho pleno, como se aquele ao qual fosse atribuída a “Nota
10” encontrasse o teto meritocrático, saturação de informações que
dissimulam os diferentes fatores que compõem a Educação;
apagando o real do processo – a incompletude, o questionamento,
o inacabado e o social. Este texto, referencialmente, se movimenta
entre a Análise de Discurso Pecheutina e debates de diferentes
autores que que significam a Educação


Palavras-chave


Nota 10; Educação; Memória Discursiva; Escola. Análise de Discurso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6763

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362