PROBLEMATIZANDO O PROFESSOR “4 D”: DESMOTIVADO, DESGASTADO, DESRESPEITADO E, CONSEQUENTEMENTE, DESPREPARADO.

Galdino Rodrigues de Sousa, Walk Loureiro, Fabiana Carmanini

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com finalidade aplicada e
com objetivos exploratórios, influenciada por experiências dos
autores, essas que, seguindo um método (auto)biográfico, são
narradas e articuladas com fontes bibliográficas. Objetivou-se
problematizar algumas condições do trabalho docente a partir das
subjetividades e das identidades de professores da Educação
Infantil. Concluiu-se pela percepção de influências negativas
advindas da secretaria de educação e das gestões das escolas no
que diz respeito, especialmente, ao profissionalismo no ensino.
Observou-se que essas influências negativas fomentam o que
denominamos de professores “4D”. Ao final, apresentam-se
possíveis contribuições para a superação desse cenário.


Palavras-chave


Trabalho docente. Gestão escolar. Professores. Autonomia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6773

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362