CONDIÇÕES DE INSERÇÃO DE PESSOAS EGRESSAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DA UFMG
Resumo
Neste artigo, relatamos o caso da UFMG em um estudo de Pós-
Doutorado que buscou investigar quantos universitários da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) ingressaram na UFMG e na
Universidade do Minho, Portugal, nos últimos 15 anos. Além
disso, quais desafios essas pessoas vivenciaram ao cursar
disciplinas obrigatórias e os impactos que as atividades de extensão
vivenciadas por elas, enquanto estudavam na EJA, tiveram na
continuidade dos estudos. A saber, as condições de inserção,
permanência e conclusão dos concluintes da EJA na Educação
Superior da UFMG/BR e UMinho/PT, com esse recorte temporal.
Porém, conforme evidenciado no título, aqui trataremos apenas do
caso da UFMG, pois o volume de dados coletados é bastante
significativo, ainda que complicações decorrentes da pandemia de
covid-19 tenham atrasado o processo de coleta. A abordagem
metodológica incluiu contato com órgãos administrativos, busca
documental, preenchimento de questionários, entrevistas
individuais e Grupos de Discussão. Foram ouvidas 17 mulheres e
9 homens e trazemos aqui contribuições de 5 mulheres e 3 homens.
Conversas longas: uma hora individual e outra de uma a duas horas
no Grupo de Discussão. Em outros artigos, pretendemos trazer as
demais linhas. São muito potentes e, por isso, não poderíamos
trazê-los em grande número, mas com reflexão superficial.
Concluindo, podemos dizer que o reconhecimento da EJA vem
sendo construído há séculos e ainda não conseguimos realizá-lo
efetivamente. Afirmamos em conclusão também que na UFMG
esse direito não foi garantido
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6775
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362