SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Dirce Eva Vieira, Roberta Pasqualli, Marizete Bortolanza Spessatto

Resumo


Com a criação, no ano de 2008, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, houve um aumento significativo no interesse acadêmico em torno da temática da formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para contribuir com esse campo de estudo, essa pesquisa tem como objetivo analisar as principais contribuições dos estudos sobre os saberes docentes na EPT. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, a pesquisa realizada é exploratória e descritiva, caracterizada por uma revisão integrativa. O delineamento do trabalho foi norteado pela pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2015 e 2024. A seleção das publicações ocorreu por meio de vocábulos de referência. O estudo se concentro na análise de 17 produções intelectuais. Como resultados destaca-se que os saberes necessários ao exercício da docência na EPT não dizem respeito apenas a um tipo de saber, abrangem habilidades e capacidades relativas ao ensinar, atitudes e comportamentos relacionados ao ser e agir e ao conhecimento da disciplina e do mundo do trabalho


Palavras-chave


Formação de Professores. Saberes Docentes. Educação Profissional e Tecnológica. Revisão Integrativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6828

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362