PREVALÊNCIA E GRAVIDADE DOS SINTOMAS DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM UNIVERSITÁRIOS
Resumo
A Disfunção Temporomandibular corresponde a uma das principais causas de dor não odontogênica, podendo comprometer a funcionalidade e favorecer o declínio do rendimento físico e mental. O objetivo deste estudo é compreender a prevalência e a gravidade dos sintomas de DTM em discentes da Universidade Federal da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, com procedimentos comparativos e estatístico-descritivo. A amostra foi por conveniência constituída por 255 alunos da área da saúde, exatas, humanas e engenharias. Observou-se que 87% da amostra apresentou algum grau de DTM. Notou-se resultados significativos ao associar a sintomatologia de DTM com o sexo (p=0,001), com a rotina de estudos estressante (p=0,003), com ansiedade (p=0,007) e com depressão (p=0,001). Obteve-se dados significativos ao associar a presença de depressão com o fato do estudante não estar matriculado no curso de primeira escolha (p=0,011). Conclui-se que o ambiente acadêmico pode influenciar na carga de estresse e ansiedade, podendo ser um fator que intensifica os sinais e sintomas da DTM.
Palavras-chave
Ansiedade. Cursos em Ciências da Saúde. Depressão. Estudantes. Transtornos da Articulação Temporomandibular.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6884
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362