Aprendizagem ativa na grauação em Saúde: Revisão Integrativa da Literatura

Jaqueline Rodrigues Lopes de Oliveira

Resumo


A educação superior no Brasil está evoluindo devido à crescente demanda por profissionais qualificados. A Resolução nº 1 do Ministério da Educação, de 5 de janeiro de 2021, estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, enfatizando metodologias ativas e inovadoras centradas no estudante, como seminários e práticas laboratoriais. Essas metodologias capacitam os alunos em competências essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, pesquisa, trabalho em grupo e reflexão crítica. O objetivo deste estudo é analisar as possibilidades de aprendizagem ativa com estudantes da área da saúde, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Foram analisados 21 artigos, identificando estratégias como sala de aula invertida, simulação, gamificação, PBL (aprendizagem baseada em problemas) e TBL (aprendizagem baseada em times). Conclui-se que a aplicação de métodos de aprendizagem ativa é crucial para desenvolver as competências e habilidades previstas na graduação, proporcionando avanços curriculares e melhorias na prática educacional.


Palavras-chave


Educação superior. Metodologias Ativas. Aprendizagem inovadora. Área da saúde. Revisão integrativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i3.6971

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362