Eficiência de polimerização de duas gerações de aparelhos LED em Resina Composta
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.102.289296

Saulo Galvão dos SANTOS, Andrezza Carolina Dias CARDOSO, Marcos Ribeiro MOYSÉS, José Carlos Rabelo RIBEIRO, João Gustavo Rabelo RIBEIRO

Resumo


Objetivou-se avaliar a eficiência de polimerização de duas gerações de aparelhos LED por meio da resistência a flexão (RF) em dois meios de imersão. Para realização do trabalho foram selecionadas sete resinas compostas (Z-250, P-60, Supreme, Charisma, Durafill VS, Tetric-ceram e Opallis) e dois aparelhos fotopolimerizadores Ultraled I (LED I) e Ultraled XP (LED II). Os corpos de prova (CPs) foram confeccionados utilizando uma matriz de aço inoxidável bipartida com a inserção da resina composta em porção única. Metade dos CPs de cada aparelho fotopolimerizador foi armazenada em água destilada e a outra metade em etanol a 100% antes do ensaio mecânico. Para a realização do ensaio mecânico de flexão foi utilizada a Máquina de Ensaios Mecânicos Universal EMIC DL 2000, com célula de carga de 2.000 Kgf com velocidade de 0,5 mm/min. Os dados foram submetidos ao Teste de Variância Anova e Tukey a 5%. As resinas compostas Z-250, P60 e Supreme apresentaram os melhores resultados de RF e Charisma e Durafill VS os piores, independente do aparelho fotopolimerizador e meio de imersão. A RF das resinas compostas polimerizadas com LED II, imersas em água destilada por 24 horas, foi melhor quando comparado ao do LED I. A RF das resinas compostas polimerizadas com LED II, imersas em etanol a 100% por 24 horas, foi semelhante quando comparado ao do LED I. O aparelho fotopolimerizador influenciou na RF da resina composta somente quando o meio de imersão foi a água destilada.


Palavras-chave


Resistência à Flexão, Testes de materiais, Resina Composta, Envelhecimento, Materiais Dentários, Propriedades Mecânicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/706

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362